Comitiva do Grande Oriente do Rio Grande do Norte, liderada pelo Grão-Mestre José Ozair Pinto Filho, prestigiou a Sessão Solene em Homenagem ao Dia do Maçom, realizada no dia 23 de agosto na Câmara Municipal de Natal.
A iniciativa foi do Ir:. e vereador Kleber Fernandes, do Grande Oriente do Rio Grande do Norte.
Na oportunidade foram homenageados os IIr:. Núbio Fonseca de Melo e Severino Nogueira de Melo.
O evento contou com a participação de IIr:. das três Obediências Maçônicas do Rio Grande do Norte: GORN, GOB (Grande Oriente do Brasil) e GLERN (Grandes Lojas do Rio Grande do Norte).
O Dia do Maçom é comemorado em 20 de agosto.
A data comemorativa lembra a fundação do Grande Oriente do Brasil (GOB), com a fusão das lojas Esperança, Comércio e Artes, União e Tranqüilidade, em 20 de agosto de 1822.
Na ocasião, Gonçalves Ledo, considerado o integrante de maior destaque na maçonaria brasileira, teria feito um discurso emocionante e inspirador, pedindo a Independência do Brasil ainda naquele ano.
Gonçalves Ledo, que era também um jornalista e político liberal, tinha influência na sociedade da época.
A sua ideia foi aprovada por todos os irmãos naquela reunião e registrada na ata do Calendário Maçônico no vigésimo dia, do sexto mês do ano da Verdadeira Luz de 5.822.
Esta data, convertida para o calendário gregoriano (o que é usado na maioria dos países ocidentais), seria equivalente ao dia 20 de agosto de 1822.
Impulsionado pela Sociedade Maçônica, o Príncipe Regente Dom Pedro I, teria proclamou a Independência do Brasil no dia 7 de setembro de 1822 (menos de um mês depois da grande reunião no Rio de Janeiro).
A data oficial foi registrada no artigo 179 da Constituição do Grande Oriente do Brasil, tornando o 20 de agosto o Dia do Maçom Brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário