Clique aqui

16 junho 2018

À vossa direita e abaixo do Sólio

Ir:. Sérgio Quirino Guimarães

O Venerável assenta-se no Trono ou no Sólio?
Se você respondeu no Trono, acertou; no Sólio, também acertou. Mas se respondeu no Trono que está no Sólio cometeu uma enorme redundância, o mesmo que subir para cima e descer para baixo.
Certamente foi lhe instruído que o Primeiro Diácono fica abaixo do Sólio, e o Sólio é onde fica a cadeira do Venerável, do ex-Venerável e da maior autoridade maçônica presente.
Devo abrir um parêntese para explicar que esta informação é passada principalmente no Rito Escocês, mas há alguns ritos que não fazem menção do Sólio e às vezes, nem dos diáconos e da divisão entre Ocidente e Oriente.
O uso da palavra sólio, como mobiliário de uma Loja Maçônica é corretíssimo, pois quer dizer “assento do Rei”, “Trono”. Se levarmos em consideração que fazemos analogia entre a Loja Maçônica e o Templo de Salomão, nada mais plausível que chamemos a cadeira do Venerável Mestre de Trono de Salomão ou, se preferirem, Sólio de Salomão.
Eu, particularmente, prefiro a palavra sólio. Trono, dá-nos ideia de Realeza, Poder Temporal, Luxo. Já sólio está mais ligado aos aspectos espirituais. Palavra de origem latina que designa assento elevado, por metonímia: poder ou autoridade real.
O mais famoso dos Sólios é o Sólio estelífero que enfeita o teto de nossas Lojas e talvez o mais poderoso seja o Sólio Pontifício, que é a Cadeira de São Pedro (não se usa o termo Trono de São Pedro). Tendo a oportunidade de ir ao Vaticano, visite a Igreja de São Pedro. Conte os degraus que elevam o Sólio Pontifício, de onde o Papa celebra as missas. Irá encontrar sete degraus.
Não são quatro mais três, são sete degraus diretos, mesmo assim lembram alguma coisa! Fico a pensar, em quanta força é necessária para um homem alcançar o Sólio, não força bruta, mas, força de vontade, determinação.
É possível que use a Força do Bom Propósito. Dotado dessa força, cabe então o Trabalho. Um trabalho social e moral, onde o enquadramento do indivíduo resultará num ganho para a sociedade. Para tanto, ele deverá recorrer a Ciência para transpor um nível e favorecer a disposição da alma para a prática do Bem, que é realmente a Virtude. Virtuoso alcançará um grau de Pureza, pois somente os puros, podem ser um foco de Luz, e fazer prevalecer a Verdade em nossa Sublime Ordem.
Apenas como curiosidade, o Trono de Salomão era grande, todo em marfim finamente trabalhado e coberto de ouro puríssimo, o espaldar do trono ao alto era redondo. Em ambos os lados havia braços junto ao assento, e dois leões junto aos braços. Também havia 12 leões, um em cada extremidade lateral dos degraus. Nunca houve um trono tão bonito em nenhum outro reino.
O Trono ficava sobre um estrado de seis degraus (Livro dos Reis). O objetivo deste pequeno artigo é aguçar a curiosidade dos Irmãos aos estudos. Qual a sua resposta para essa pergunta: 
– Se o Sólio de Salomão ficava no alto de seis degraus, por que o do Venerável fica no alto de sete degraus? Faça uma pesquisa e quando ela estiver pronta, leve para sua Loja, enriquecendo seu Quarto de Hora de Estudos.

Membro da ARLS Presidente Roosevelt, 25 – GLMMG


Nenhum comentário:

Postar um comentário