Clique aqui

16 junho 2018

A Maçonaria no dia 17 de junho

José Bonifácio de Andrade e Silva

1783 - Representantes de 5 Lojas do Estado de Maryland resolvem formar uma Grande Loja Independente, separando-se da Grande Loja da Pennsylvania. 

1822 - 1ª Ata do Grande Oriente Brasílico, Brasiliano ou Brasileiro. Sessão aberta por João Mendes Viana. José Bonifácio de Andrade e Silva, atraído para a Maçonaria, é nomeado Grão-Mestre por aclamação. Eleitos Joaquim Gonçalves Ledo, Grande 1º Vigilante; João Mendes Viana, Grande 2º Vigilante, e Januário da Cunha Barbosa, Grande Orador.

1822 - A Loja Maçônica “Comércio e Artes na Idade do Ouro“, resolve criar mais duas Lojas pelo desdobramento de seu quadro de Obreiros. Por sorteio, foram fundadas as Lojas “Esperança de Niterói” e “União e Tranquilidade”, possibilitando, assim, a criação do Grande Oriente Brasiliano ou Brasílico, que depois deu origem ao Grande Oriente do Brasil.

1925 - Decreto N° 814 extingue a Grande Loja Simbólica do Estado de São Paulo e cria uma Delegacia do Grande Oriente do Brasil no Estado. O Irmão Mário Behring, que estava licenciado, assumiu a Delegacia diante da celeuma provocada em torno da eleição para o Grão-Mestrado, ocorrida a 20 de maio. 

1927 - Mário Behring, em reunião secreta realizada fora do palácio do Lavradio, declara a separação entre o Supremo Conselho e o Grande Oriente do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário