Clique aqui

04 abril 2011

Irmãos criam Instituto Paulista dos Advogados Maçons

Encontro reuniu advogados maçons de São Paulo

Cerca de 1000 membros fundadores oficializaram  no último dia 30 de março a criação do Instituto Paulista dos Advogados Maçons (IPAM), em São Paulo.
Criação ocorreu durante o I Encontro Estadual dos Advogados Maçons, realizado no Teatro Gazeta, na capital paulista. 
O novo Instituto tem como missão representar os advogados maçons, sendo que as duas instituições, OAB e Maçonaria, têm como bases de sustentação a ética, a luta contra a discriminação, a defesa da liberdade e da fraternidade. Temos ainda a responsabilidade decorrente do fundamental apoio das três Potências da Maçonaria no Estado”, afirmou o presidente em exercício da OAB-SP, Marcos da Costa, primeiro presidente do IPAM.
São Paulo tem entre 12 e 15 mil advogados maçons e por isso, lembrou Costa, o IPAM  nasce com a força da qualidade e também da quantidade.
A idéia do Encontro - que deu origem à criação do instituto - partiu do presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso, que  trabalhou muito na articulação da nova entidade.
O  Grão Mestre do Grande Oriente de São Paulo, Benedito Marques Ballouk Filho, ressaltou a união das três Obediências em torno do evento e da criação do IPAM. 
O Instituto irá mostrar que a Maçonaria é força viva da sociedade. Não é  aquilo que pregavam no passado,de uma ordem secreta. Hoje, os maçons são construtores sociais, auxiliam nosso país, nosso Estado, nossa gente”, afirmou Ballouk Filho.
Para Francisco Gomes da Silva ,Grão Mestre das Grandes Lojas Maçônicas do Estado de São Paulo, a presença maciça  dos advogados maçons demonstra o sucesso e a importância da criação deste Instituto. 
O IPAM irá procurar alternativas para um país melhor para uma sociedade mais justa e perfeita, sendo que a Maçonaria propugna pelo bem estar da comunidade, da sociedade, do país e o advogado também, procura preservar o direito das pessoas”, afirmou.
Jurandir Alves de Vasconcelos, Grão Mestre do Grande Oriente Paulista, ressalta que essa Grande Loja foi uma das incentivadoras da criação do Instituto Paulistas dos Advogados Maçônicos. 
Essa entidade já deveria ter sido fundada e estar funcionando há muitos anos. Mas por outros planos, simplesmente deixou-se para que isto fosse feito agora. Acredito que será um grande sucesso, o que já está ocorrendo pela presença dos advogados neste Encontro, que é na verdade memorável para a ordem maçônica. O Grande Oriente Paulista está comprometido com a OAB-SP, no sentido de darmos todo o apoio, irrestrito e integral, ao IPAM, para que seja um grande sucesso”, garantiu.
Para o diretor-tesoureiro da OAB-SP, José Maria Dias Neto, Grão Mestre de Honra do Grande Oriente Paulista e também Diretor Tesoureiro da Confederação Maçônica do Brasil, a união na base das três Potências de São Paulo em torno do IPM é histórica: “Trabalhei tanto para isto. Quando falávamos em união, dizíamos que isto já existia entre os irmãos, entre os maçons, mas as direções não estavam unidas. Hoje essa realidade alterou-se, uma vez que as Obediências estão unidas e a criação do Instituto acontece de cima para baixo, com os dirigentes a fazer isto, o que consolida esta união entre as potências”, afirmou.
O presidente D'Urso, que encontrava-se no exterior, manifestou sua alegria com a realização do Encontro e a fundação do IPAM, através de mensagem.
O I Encontro Estadual dos Advogados Maçons foi aberto pela   exposição  do  Grão Mestre Francisco Gomes da Silva, que discorreu sobre os conceitos de ética e liberdade. 
Esse discurso foi inserido na Ata de fundação do Instituto por sugestão de Marcos da Costa. 

Um comentário:

  1. Caro IR.'.

    Os parabenizo pelo Instituto, estando certo de Vosso sucesso. Aproveito a oportunidade para fazer o seguinte questionamento a título de pedido de auxílio. Poderiam me indicar um irmão da área, atuante na Cidade de Monte Mor/SP. Slavo melhor juízo, esta cidade possui foro Distrital e pertence a Comarca de Capivari/SP.

    Agradeço desde já pela presteza.

    TFA.’.

    ResponderExcluir