Clique aqui

20 abril 2019

Nota de falecimento

Senhora Maria Ferreira de Souza
Faleceu hoje de madrugada a senhora Maria Ferreira de Souza, aos 94 anos, de causas naturais.
Ela era mãe do Irmão José Ozair Pinto, Deputado Federal do Grande Oriente do Brasil-RN, e avó do  Sereníssimo Irmão José Ozair Pinto Filho, Grão Mestre Adjunto do Grande Oriente do Rio Grande do Norte. 
O velório está sendo realizado desde às 17h00 no Centro de Velórios da Avenida São José, próximo ao Corpo de Bombeiros de Natal, no bairro de Lagoa Seca.
O sepultamento ocorrerá amanhã, em Emaús, Parnamirim.
O cortejo fúnebre sairá às 07h00 do Centro de Velórios e o corpo da senhora Maria Ferreira de Souza será sepultado às 8h00.
Aos Irmãos Ozair, pai e filho, as condolências e solidariedade de todos os IIr:. do Grande Oriente do Rio Grande do Norte.


07 abril 2019

Dia histórico na Maçonaria norte-rio-grandense

Grão-Mestres Antônio Braga (GOB), Antônio Gomes (GORN) e
Roberto Di Sena (GLERN) fizeram história na Maçonaria do RN
GORN, GOB e GLERN agora 
estão juntos e misturados!

O dia 5 de abril de 2019 entrou definitivamente para a história da Maçonaria Potiguar, com a realização de uma Sessão Solene no Templo do Grande Oriente do Rio Grande do Norte (GORN) para externar aos irmãos de todas as potências maçônicas regulares no Estado o Tratado de Reconhecimento Mútuo entre o GORN e o Grande Oriente do Brasil (GOB).
O tratado foi firmado no dia 29 de março, em São Paulo, e possibilita a inter-visitação entre Irmãos das duas potências e a realização de trabalhos e eventos em conjunto. Tratado similar foi assinado no dia 26 de janeiro deste ano entre o GORN e as Grandes Lojas do Rio Grande do Norte.
Na Sessão Magna da última sexta-feira, estiveram presentes os Grão-Mestres Antônio Gomes da Silva (GORN), Antônio  Pinheiro Barbosa Braga (GOB-RN) e Roberto Di Sena (GLERN). O Irmão Onildo Silva Almeida Filho, Grão Mestre do Grande Oriente do Estado da Paraíba prestigiou a Sessão Magna.
Os três Grão-Mestres enalteceram a assinatura do Tratado, registrando que aquele ato fortalece a Maçonaria pelo fato de possibilitar que os Irmãos Maçons efetivamente se conheçam e trabalhem em conjunto pelo bem comum da sociedade norte-rio-grandense, bem como pelo fortalecimento da Ordem Maçônica Mundial.
O Soberano Antônio Gomes entregou aos Grão-Mestres Antônio Braga e Roberto Di Sena o título de Membro Honorário do GORN em reconhecimento aos relevantes e inestimáveis serviços prestados à potência.
Já o Irmão Antônio Braga entregou ao Soberano Antônio Gomes a medalha e o diploma de Mérito Maçônico Grande Potiguar, a maior honraria do GOB norte-rio-grandense.
Depois da Sessão Magna, os mais de 200 maçons presentes, das três potências regulares do Rio Grande do Norte, se confraternizaram nas dependências do GORN.
O Blogue do GORN registrou este momento histórico:
 
 
 
 
 
 
 
 
 



GORN prepara futuros Veneráveis Mestres

Curso foi aberto pelo Irmão Antônio Gomes, Grão Mestre do GORN

Com a participação de 24 Mestres Maçons e seis Mestres Instalados, o Grande Oriente do Rio Grande do Norte promoveu no último fim de semana o Segundo Curso de Administração de uma Loja Simbólica. 
Realizado nas dependências da Loja Maçônica Clementino Câmara, evento foi aberto pelo Grão Mestre do GORN, Soberano Antônio Gomes da Silva, que defendeu a sua realização como requisito para qualquer Mestre Maçom que deseja se candidatar a Venerável Mestre.
Entre os palestrantes, o curso teve a participação dos Irmãos José Ozair Pinto Filho, Grão Mestre Adjunto do GORN, Francisco de Assis Araújo, Grande Secretário de Administração, e Diógenes Neto de Souza, Advogado Geral do GORN.
Este ano, no mês de maio, haverá eleição para escolha do novo Grão Mestre do GORN e dos Veneráveis Mestres de todas as Lojas Maçônicas jurisdicionadas ao Grande Oriente do Rio Grande do Norte.
Abaixo, algumas imagens do evento, capturadas pelo Irmão Luis Quithé: