Clique aqui

06 março 2018

Mensagem do Grão-Mestre

Meus Irmãos

Logo após o carnaval, na semana seguinte, viajamos até a cidade de Goiânia–GO, onde aconteceu a 106ª Assembleia Nacional da COMAB, com a presença dos Grão-Mestres de vários Estados. Logo na abertura, aprovamos a ata da 105ª Assembleia Geral do Colégio de Grão-Mestres e, em seguida, participamos da palestra proferida pelo Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente do Paraná, Ir.∙. Cristian Adrian Flores Maldonado, versando sobre as “Relações Exteriores e Reconhecimento entre as Potências”, tema de grande relevância para as potencias que almejam a sua regularização junto a C.M.I.
Sequenciando, tivemos também uma palestra bastante relevante, ministrada pelo Grão-Mestre Adjunto da Grande Loja do Distrito Federal com a temática “Evasão Maçônica: causas e consequências”, fato que preocupa a Maçonaria Mundial no momento, tomando por base o livro do Grão-Mestre daquela potência no Distrito Federal, o Ir.∙. Cassiano Teixeira de Morais. É uma abordagem bastante polêmica que carece de um aprofundamento mais substancial no que tange a especificidade de cada país.
Um momento bastante significativo foi a exposição do Relatório Anual da Ordem De Molay efetuada pelo Ir.∙. Paulo Henrique de Ataíde Pereira, Grande Mestre Nacional da Ordem De Molay. Vle registrar e destacar que em termos de tecnologia, eles estão bastante organizados e disciplinados, de maneira que todos os dados estatísticos estão atualizados, quer seja do início das atividades no Brasil, quer seja dos dias atuais, demonstrando, assim, o poder científico organizacional da Ordem que somente cresce com a aquiescência devida das potências que apoiam o Supremo Conselho da Ordem De Molay para a República Federativa do Brasil, que hoje conta no seu quadro com mais de 80 mil De Molays. Parabéns a todos os integrantes dessa Ordem Paramaçônica, e que todos possam muito em breve se integrar a Maçonaria, é claro, respeitando os ditames das leis que preconizam a nossa Instituição.
Além disso, diversos assuntos foram tratados como a Comunicação Institucional e a Comunicação Visual da COMAB e a Proposição do Curso de Formação Maçônica da ENAEM no formato de ensino à distância, aonde o Ir.∙. Kênio Ismael da Grande Loja, que é pesquisador e escritor maçônico expôs com muito conhecimento.
Porém, o ponto máximo da Assembleia foi, sem nenhuma uma dúvida, a eleição dos Irmãos Tadeu Draco e Aldemir Lúcio de Amorim, respectivamente Grão-Mestre do Grande Oriente do Rio Grande do Sul para Presidente da COMAB e o Grão-Mestre do Grande Oriente do Mato Grosso para Vice-Presidente. Os Irmãos foram eleitos com todos os votos dos Grão-Mestres presentes, demonstrando a maturidade do colegiado. Que os Irmãos eleitos possam fazer uma administração profícua, equânime, harmoniosa e que a COMAB venha a crescer ainda mais no conceito da Maçonaria Brasileira e, consequentemente, Mundial.


Um TFA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário