Clique aqui

09 abril 2018

Mensagem do Grão-Mestre

Meus Irmãos

No mês de março de 2018, o destaque maior, indiscutivelmente, foi a Páscoa. Na liturgia cristã é uma festa anual celebrada em data variável em memória da Ressurreição de Cristo.
A data da festa da Páscoa cristã foi fixada pelo Concílio de Nicéia (325) no primeiro domingo que segue a lua cheia do equinócio da primavera (21 de março – Hemisfério Norte) ou logo após essa data. Em razão das variações das fases da Lua, a festa de Páscoa realiza-se entre 22 de março e 25 de abril e de sua data dependem todas as datas do calendário litúrgico.
No domingo, dia 07/04/2018, que segue ao da Páscoa, ocorre o que os cristãos chamam de Pascoela que serve de reflexão do feito de Jesus Cristo pela humanidade.
Dentre os presentes de Jesus Cristo podemos enumerar e selecionar os que mais dizem respeito aos maçons que são: O Pensamento, a Consciência, a Inteligência, a Razão, a Vontade e a Liberdade e o Livre Arbítrio.
Sobre o PENSAMENTO, segundo Descartes: “A essência do homem é pensar”. Por isso, dizia ele: - “Sou algo que pensa, que duvida, que afirma, que ignora, que ama, que odeia, que quer e não quer, que imagina e que sente.” O pensamento faz a grandeza ou a pequenez do homem que assim, aprende a filosofar. De acordo com a evolução e a transformação da sociedade, Espinele (2013) disse que: “O pensamento é a faculdade de formular conceitos cujo grau pode ser algo distante tanto dos sentimentos como das vontades”.
Já com relação à CONSCIÊNCIA, François Rabelais, (escritor francês 1484/1553)), disse o seguinte: “A consciência pertence a esfera da mente humana, por isso, é também um atributo do espírito, do pensamento.” Já Rabelais (2006) disse: “A consciência permite, ao homem, assumir a posições responsáveis porque possui a liberdade para escolher entre o bem e o mal.” O Papa Bento XVI manifesta que “a consciência é a capacidade do homem de reconhecer a verdade.”
Seguimos então com a INTELIGÊNCIA que é a capacidade mental de raciocinar, palmejar, dominar situações difíceis, abstrair e compreender ideias e linguagens e, aprender. Sem sombra de dúvida, inteligência é a capacidade mais ampla e mais profunda de compreensão do mundo à sua volta.
Em seguida vem a RAZÃO que é a capacidade da mente humana que permite chegar a conclusão a partir de suposições. É a capacidade de avaliar com correção, com equidade moral, é a faculdade pela qual o homem pode compreender, conhecer e julgar usando do raciocínio lógico direcionado ao correto.
A VONTADE e a LIBERDADE são a faculdade através das quais o homem é digno de louvor, quando decide pelo bom, e digno de reprovação, quando escolhe o mal, segundo René Descartes. Para Descartes, a liberdade é motivada pela decisão do próprio indivíduo. Para Kant, a liberdade está relacionada com autonomia; essa liberdade só ocorre, realmente, através do conhecimento das leis morais e não apenas pela própria vontade da pessoa. Para Sartre, Liberdade é a condição de vida do ser humano, o princípio do homem é ser livre. O homem é livre por si mesmo, independente dos fatores do mundo, das coisas que ocorrem, ele é livre para fazer o que tiver vontade.
Por fim, o LIVRE ARBÍTRIO. Para Santo Agostinho Livre Arbítrio é a possibilidade de escolher entre o bem e o mal; enquanto que a liberdade é o bom uso do livre arbítrio que é uma faculdade. Para os filósofos já citados, o livre arbítrio é a vontade de escolha. O homem tem a capacidade de discernimento, o que possibilita fazer escolhas voluntarias e independentes de qualquer pressão interna e externa.
Na Maçonaria devemos atentar para a relação trabalho-qualidade de vida que procura interligar interesses diversos e contraditórios presentes nos ambientes e condições de trabalho, de acordo com os valores, crenças, ideologias e os interesses econômicos e políticos. O Irmão, que não detém essa visão de mundo, está fadado, tipificado com o que a Maçonaria mais abomina que é a ignorância.
Façamos valer a Ressurreição de Jesus Cristo todos os dias em nossas vidas, abominando a ignorância e agradecendo os fins supremos da Maçonaria Universal que todos nós adotamos: a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade.


Um TFA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário