Clique aqui

20 agosto 2022

Potências regulares comemoram o Dia do Maçom

Ir:. Ozair Filho (centro) conduziu a Sessão Comemorativa 

O Grande Oriente do Rio Grande do Norte comemorou ontem o Dia do Maçom, que transcorre neste sábado, 20 de agosto, em Sessão Comemorativa que foi dirigida pelo Sereníssimo Irmão José Ozair Pinto Filho, Grão-Mestre.

A sessão reuniu 145 Irmãos integrantes de delegações de todas as Potências Maçônicas Regulares que atuam no Rio Grande do Norte - GLERN, GOB e GORN - além de visitantes de outros Orientes.

O Secretário de Administração do GORN, Ir:. Francisco Assis Araújo, fez palestra sobre O Dia Nacional do Maçom, oportunidade em que falou sobre a importância da Maçonaria, uma das instituições mais antigas em atividade no mundo, guardiã dos princípios da ética e moralidade, que ajuda a humanidade a evoluir desde a sua criação.

Também participaram da comemoração os Grão-Mestres da GLERN, Ir:. Robert Hook Menescal Pinto, do GOB-RN, Ir:. José Ivo de Souza e do Grande Oriente da Paraíba, Ir:. Onildo Silva Almeida Filho, acompanhado do seu Adjunto, Ir:. Almir Araújo.

Os outros poderes maçônicos do GORN foram representados pelo Ir:. Núbio Fonseca de Melo, presidente, da Assembleia Legislativa, Ir:. Agnelo Pinto, do Tribunal de Justiça, Ir:. José Moraes, vice-presidente do Tribunal Eleitoral, o Ir:. Jaciratan Ramos, Procurador-Geral, além de Conselheiros, Juízes, Delegados e Veneráveis.




Depois da solenidade, os Irmãos presentes se confraternizaram nos salões e na área externa do GORN, em um clima de harmonia fraternal (clique AQUI e veja todas as fotos da Sessão)

História - A história maçônica registra que no dia 20 de Agosto de 1822 houve uma sessão histórica entre as Lojas “Comércio e Artes” e “União e Tranquilidade”, no Rio de Janeiro.

Na ocasião, o Irmão Gonçalves Ledo, político e jornalista e um dos mais importantes Maçons da época, fez um discurso emocionante e inspirador, e pediu a Independência do Brasil ainda naquele ano.

A ideia do Ir:. Gonçalves Ledo foi aprovada por todos os Irmãos presentes à Sessão, e foi registrada na ata do Calendário Maçônico no 20º dia, do 6º mês do ano da Verdadeira Luz de 5.822.

A data, convertida para o calendário gregoriano, seria equivalente ao dia 20 de Agosto de 1822.

Impulsionado pela Maçonaria, o Príncipe Regente Dom Pedro I proclamou a Independência do Brasil no dia 7 de setembro de 1822, menos de um mês depois da grande reunião no Rio de Janeiro.

A data foi registrada no artigo 179 da Constituição do Grande Oriente do Brasil, tornando oficialmente o 20 de agosto o Dia do Maçom Brasileiro.

Um comentário:

  1. Evento memorável. Celebrar mais um ano de lutas e conquistas sociais, com a imprescindível união entre as potências, não tem preço! Que venham mais aniversários como esse!

    ResponderExcluir