Clique aqui

14 janeiro 2019

O adeus a Bossa

Sereníssimo Irmão José Ozair Pinto Filho conduz a Pompa Fúnebre em homenagem a Bossa
GORN decreta Luto Oficial 

O Soberano Antônio Gomes da Silva, Grão Mestre do Grande Oriente do Rio Grande do Norte, publicou o Decreto nº 015-2016-2019 – GM estabelecendo luto oficial na Potência por cinco dias, em homenagem póstuma ao Irmão José Edmar de Araújo, o Bossa.
O decreto foi publicado hoje, mas com efeito retroativo ao dia 12 de janeiro, data da passagem de Bossa para o Oriente Eterno.
Hoje, às 9h00, ocorreu o sepultamento do Irmão Bossa, na Pirâmide Maçônica do Cemitério do Alecrim, em Natal. Antes, o Sereníssimo Irmão José Ozair Pinto Filho, Grão Mestre Adjunto, conduziu a cerimônia de Pompa Fúnebre, com a presença de Maçons de várias Lojas, familiares e amigos.
"Vede O que é a vida. Todas as classes se nivelam, todas as distinções desaparecem como o fumo que se dissipa com o vento. Nada mais resta senão as boas ações praticadas. Que este exemplo nos sirva de poderoso estímulo no caminho da virtude, para que nele prossigamos sempre com fé e resignação".
Este texto da Pompa Fúnebre exprime bem o que foi em vida o Irmão Bossa: um homem reto e virtuoso, excelente esposo, pai, avô e Maçom. 
Vários Irmãos se pronunciaram em relação à vida pessoal e maçônica dele, inclusive José Edmar de Araújo Filho, também Maçom. O corpo de Bossa foi sepultado na urna 3, sob uma chuva leve e forte comoção dos presentes.

Abaixo, o Blogue do GORN publica o texto do Decreto nº 015-2016-2019 – GM:

Decreto nº 015-2016-2019 – GM
Decreta luto oficial no âmbito do Grande Oriente do Rio Grande do Norte – GORN

O GRÃO-MESTRE DO GRANDE ORIENTE DO RIO GRANDE DO NORTE, ANTÔNIO GOMES DA SILVA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 59, inciso II da Constituição do GORN, e no art. 296, inciso IV, do Regulamento Geral da Obediência; e
Considerando a passagem para o Oriente Eterno, ocorrida no dia 12 de janeiro de 2019, do Ilustre Conselheiro JOSÉ EDMAR DE ARAÚJO, Mestre Maçom e ex Venerável da Aug.·. e Resp.·. Loj.·. Simb.·. “Princesa dos Canaviais”, jurisdicionada ao Grande Oriente do Rio Grande do Norte;
Considerando que o pranteado Irmão, em vida, foi um baluarte na defesa dos princípios e dogmas da Maçonaria Universal, pondo-os em prática quer no âmbito da Ordem, não só enquanto Venerável Mestre de sua Oficina, mas, como Conselheiro por várias gestões onde desempenhou todas essas funções com zelo e dignidade;
DECRETA:
Art. 1º. É decretado luto oficial por 05 (cinco) dias no âmbito da Administração e das Lojas Jurisdicionadas do Grande Oriente do Rio Grande do Norte, em reverência à passagem, para o Oriente Eterno, do Irmão JOSÉ EDMAR DE ARAÚJO, Conselheiro do Grande Oriente do Rio Grande do Norte.
Art. 2º. Fica o Grande Secretário de Administração incumbido da divulgação e publicação do presente Decreto no Boletim Oficial do GORN.
Art. 3. Este Decreto entra em vigor em 12 de janeiro de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário