Clique aqui

07 setembro 2009

56º Aniversário da Loja Padre Miguelinho


O 56º aniversário de fundação da Augusta e Benfeitora Loja Simbólica “Padre Miguelinho” Nº 03, estabelecida em Natal na Avenida Presidente Bandeira, 326 - Alecrim, foi comemorado na quinta-feira, 03, por ocasião do dia das Sessões.


Fundada em 07 de setembro de 1953, a Loja tem desempenhado importante papel na sociedade natalense, principalmente pelo trabalho filantrópico que presta ao longo de cinco décadas de existência.



Somente depois do surgimento dessa vibrante Loja no cenário maçônico potiguar, em 1953, foi que, realmente, o povo da Arte Real Agrupado, até então, no antigo "Triângulo Maçônico de Natal", constituído das valorosas co-irmãs, centenárias "21 de março" e cinqüentenárias "Filhos da Fé" e "Evolução 2ª.", enfim, despertou do longo sono em que viviam. Efetivamente, naqueles longínquos dias, as atividades maçônicas, internas e profanas, em Natal, por parte de suas Lojas, em termos de trabalho doutrinário, de instrução filosófica, ritualística e cultural e bem assim de realizações no campo social e material, eram quase nulas.




Ao ser fundada a Loja PADRE MIGUELINHO, em 1953, decorridos o período de quase meio século que em Natal não mais se fundara uma Loja Maçônica, apesar do estupendo crescimento da cidade, em todos os ângulos da atividade humana, notadamente depois da II Guerra.

Porém, como a Maçonaria não é estática, nem tampouco se submete indefinidamente ao erro, pôr ser esse comportamento avesso aos seculares princípios, eis que, em 1953, um grupo de ardorosos Irmãos, inconformados com aqueles estado de coisas, surgiu do próprio seio das Lojas do "Triângulo", sob a liderança segura e firme do saudoso Irmão HEGÉSIPO REIS DE OLIVEIRA, Grande Inspetor Geral da Ordem, de inestimáveis serviços prestados à Sublime Instituição em nossa terra, e decidiu, com inabalável firmeza, fundar a 4ª. Loja de Natal - (inicialmente chamada Loja do Alecrim) - tendo como local esse populoso bairro, o que realmente aconteceu, para gáudio dos seus fundadores, e honra e glória da Maçonaria norte-rio-grandense, precisamente a Sete de Setembro daquele ano, em Sessão Magna, realizada no Augusto Templo da Respeitável Loja EVOLUÇÃO 2ª, presidida pelo então Delegado do Gr.: Or.: do Brasil, o saudoso Profº. CLEMENTINO CÂMARA.



Rompidos estavam, assim, os grilhões que manietavam e impediam, há 47 longos anos, o desenvolvimento e a expansão material e social da Maçonaria no Rio Grande do Norte, particularmente em Natal. A partir daí o grupo "rebelde" (entenda-se a palavra no seu melhor sentido fraterno), partiu decididamente para a construção do seu futuro Templo, precisamente aquele que está edificado à Rua Presidente Bandeira, 326, à época Av. DOIS, bairro do Alecrim. O lançamento da sua pedra fundamental se verificou no dia 11 de dezembro de 1955, e a conclusão do edifício se deu no início de abril de 1963, e já a NOVE do mesmo mês, ali se realizava, sob um clima de inusitada alegria, a 1ª. Sessão Econômica da Loja.



A sua regularização ocorreu em data de 12 de dezembro de 1953, tendo o seu Registro no Gr .: Or.: do Brasil recebido o Nº. 103384, e já a 13 de junho de 1956 era elevada a Loja Capitular, tendo sido o seu primeiro ARTEZATA o ilustre Irmão SALATIEL DE VASCONCELOS DA SILVA.



A Loja Padre Miguelinho funcionou inicialmente no Rito Adonhiramita e, em 1973 passou a pertencer aos quadros do GOIERN, mudando para o R.:E.:A.:A.:.


Na abertura da solenidade, o Venerável Mestre, José Evaristo Medeiros Araújo, disse que “a maçonaria tem o poder de transformar pessoas boas em pessoas melhores, bem como aperfeiçoar a personalidade dos cidadãos”.



Presentes na festa, o Grão-Mestre, Antonio de Brito Dantas, o Grão-Mestre “Ad Vitam”, João Batista Coringa, o Presidente da Assembléia Legislativa Maçônica, Ivo Nicolau de Oliveira, o Presidente do Tribunal de Justiça Maçônico, Homero Lechner, além de várias autoridades maçônicas do GOIERN e de outras Potências. Presente também o ex-Venerável Mestre por quatro vezes, Irmão Edson Bezerra da Costa.



A Loja Emídio Fagundes, através do seu Venerável Mestre, Sebastião Cassi, e vários Obreiros vieram prestigiar a Padre Miguelinho.


Durante a solenidade, coube ao Irmão Sílvio Câmara de Oliveira proferir palestra sobre “O Padre Miguelinho”, que em poucas palavras resumiu a vida e obra deste Irmão que tanto fez pela Maçonaria e por este país.



A solenidade comemorativa aos 56 anos da Loja Padre Miguelinho terminou com um jantar oferecido aos mais de 200 Irmãos, cunhadas, sobrinhos, convidados e visitantes presentes a solenidade.

Confira as fotos:



Nenhum comentário:

Postar um comentário