Nasce João Alfredo Correia de Oliveira (foto) na Casa Grande do Engenho São João, na Ilha de Itamaracá, Pernambuco, no dia 12 de dezembro de 1835 e faleceu no Rio de Janeiro em 6 de março de 1915.
Foi um Maçom, político, abolicionista e monarquista. Como conservador progressista esteve ligado à formulação da Lei do Ventre Livre e da Lei Áurea. Foi também o principal artífice da primeira lei universalizante sobre o registro civil no Brasil, em 1874.
Foi deputado provincial, deputado geral, ministro do Império (o ministro mais longevo no cargo em toda a monarquia), ministro da Agricultura, ministro da Fazenda (de 10 de março de 1888 a 7 de junho de 1889), conselheiro de Estado, presidente de província (Pará e São Paulo) e senador de 1877 a 1889.
Foi Presidente do Conselho de Ministros (primeiro-ministro de D. Pedro II), de 10 de março de 1888 a 7 de junho de 1889. Seu ministério assegurou a aprovação parlamentar do projeto da Lei Áurea, da qual foi o relator.
A lei foi rapidamente sancionada pela Princesa Isabel, que exercia o cargo de regente do Império em razão de viagem do Imperador à Europa. Depois da proclamação da república presidiu o Banco do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário