BANQUETE RITUALÍSTICO
Com os canhões alinhados e muita pólvora a consumir, cerca de 50 cavaleiros, vindos de orientes diversos, reuniram-se na Aug.'. Gr.'. Ben.'. Gr.'. Benf.'. Loj.'. Simb.'. "Filhos da Fé”, em 03/08 na sua Sede à Rua Santo Antonio para mais um Banquete Ritualístico.
A cerimônia foi presidida pelo Venerável Mestre da Loja, Irmão Antonio Teixeira de Medeiros, que após os Cavaleiros haverem consumidos os materiais e não mais restando pólvora para o combate, encerrou os trabalhos.
São muitas as ocasiões, em Maçonaria, em que os Irmãos reúnem-se em torno de uma mesa para o banquete fraternal, sem qualquer formalidade ritualística. Existem, porém, ocasiões especiais, em que esses banquetes são formais e solenes, sendo, então, chamados de Jantar Ritualístico, Banquete Ritualístico, ou, mais apropriadamente, Loja de Mesa.
Além desse caráter simbólico, o Banquete é, sempre, realizado num local reservado evitando-se a entrada de profanos, já que se trata de uma Sessão Ritualística. A realização desses banquetes ritualísticos é um antigo costume maçônico, que têm por objetivo comemorar as festas da Ordem, e realizam-se, geralmente, em grau de Aprendiz para que dele possam participar todos os Maçons.
O Banquete é presidido pelo Venerável assistido pelos Vigilantes e os demais Oficiais da Loja, não sendo admitida a presença de profanos.
A parte mais importante dos banquetes, aquela em que se bebe sem comer, em seqüência à primeira fase, que se come sem beber.
Linguagem de banquete:
A MESA DE COMIDA = Oficina
ÁGAPE = Refeição de Confraternização
ÁGUA = Pólvora fraca
ALINHAR = Colocar em linha copos e garrafas
AREIA = Areia branca (sal); Areia amarela (pimenta)
PÓLVORA = Bebidas em geral
COLHERES = Trolhas
COPOS = Armas ou Canhões
DEMOLIR METAIS = Comer
FACAS = Alfanjes
GARFO = Alviões
GARRAFAS = Barricas
PRATOS EM QUE SE COME = Telhas
BANDEJAS = Os pratos grandes ou travessas
CAFÉ = Pólvora preta
LICORES = Pólvora forte
CARREGAR = Colocar líquidos nos copos
FAZER FOGO = Beber à saúde
ESTRELAS = luzes
GUARDANAPOS = Bandeiras pequenas
VINHO = Pólvora vermelha
PÃO = Pedra Bruta
TOALHAS = Véus.
O vocabulário é muito extenso, mas estas poucas designações são suficientes para que se possa formar uma idéia.
Saudações ou Brindes – Há em todos os banquetes ritualísticos sete brindes obrigatórios, cujo número é igual aos sete planetas conhecidos na antigüidade, e como representavam deuses, os antigos lhes ofereciam sete libações, hoje substituídas por sete brindes maçônicos e diferentes poderes, que são os seguintes:
1° - Ao Chefe da Nação e sua Família;
2° - À Grande Loja Maçônica, a seu Grão-Mestre e sua Família;
3° - Ao V.'. M.'. da Loj.'.;
4° - Aos IIr.'.VVig.'. da Loj.'.;
5° - Aos IIr.'. visitantes e LLoj.'. co-irmãs;
6° - Aos OOf.'., demais membros da Loj.'. e novos IInic.'.;
7° - A todos os MM.'. espalhados pelo Universo.
Atividades de deglutição – É iniciado o banquete quando o V.'. M.'. propõe a primeira saúde. Para cada uma das sete saúdes os comensais são convidados para que se disponham a carregar e alinhar para a saúde de obrigação.
É uma Cerimônia de congraçamento ou agradecimento, como um gesto de amizade, de cooperação e solidariedade.
Tem um site que já é um dos melhores do Brasil
ResponderExcluirhttp://www.shoppingdubay.com.br/