Clique aqui

04 agosto 2009

Mensagem do Grão-Mestre - Julho/2009



Cabe-me, neste espaço, prestar justa homenagem. É que, neste dia 25 de agosto de 2009, o Grande Oriente Independente do Estado do Rio Grande do Norte - GOIERN completa 40 (quarenta) anos de existência.

Fundado em 25 de agosto de 1969 sob a denominação de “Grande Oriente Estadual do Rio Grande do Norte – GOERN”, subordinado ao Grande Oriente do Brasil, a Potência Maçônica aniversariante resulta da Convenção das Lojas Maçônicas do Rio Grande do Norte, realizada em 08 de junho de 1973, na qual foi deliberado o seu desligamento do Grande Oriente do Brasil.

Os fatos que motivaram o afastamento, em âmbito nacional, de Grandes Orientes Estaduais até então sob a jurisdição do Grande Oriente do Brasil, constituindo-se em Potências Maçônicas Independentes, são de conhecimento público, e decorrem da insatisfação dos maçons de várias Unidades da Federação com o desfecho de eleição para o cargo de Grão-Mestre no âmbito da então Potência-mãe, o Grande Oriente do Brasil.

São, todavia, fatos de um passado que, mesmo que não tão distante, o tempo - o senhor da razão – tratou de absorver e permitir que, nos dias de hoje, haja uma pacífica convivência no âmbito das Potências regulares no Brasil, a exemplo do que ocorre no Oriente do Rio Grande do Norte.

O que deve ser relevado não é fato em si mesmo, mas o resultado que redundou desse desmembramento havido em 1973: um grande incremento da atividade maçônica em nosso Estado, com um crescente número de novas Oficinas sendo fundadas, ao ponto de sermos, hoje, mais de 75 Lojas sob jurisdição do GOIERN, do GOB-RN e da GLERN, todas trabalhando em prol do desenvolvimento da Maçonaria Universal, da Maçonaria Potiguar e dos Obreiros que integram os seus respectivos Quadros.

Não posso, nesta oportunidade, deixar de prestar todas as homenagens ao Capitão-Mor dessa esquadra que passou a se denominar GOIERN: o Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho do Estado do Rio Grande do Norte para os Graus 4 a 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito, Armando de Lima Fagundes, líder inconteste da Maçonaria Norte-rio-grandense, maçom oriundo de tradicional família de homens que emprestaram o seu prestígio e o seu trabalho à Maçonaria Potiguar ao longo de suas existências, e que têm nesse baluarte um seguidor de brio e de luta em favor das causas maçônicas, e a quem, por seu espírito de liderança, se deve a fundação do GOIERN.

Na condição de dirigente do GOIERN, saúdo a todos os que compõem a Obediência, ao mesmo tempo conclamando-os para que, juntos, empunhemos o nosso estandarte e continuemos o trabalho dos que há 40 anos o iniciaram com disposição de luta e vontade de fazer com que a Maçonaria do Estado do Rio Grande do Norte tomasse novos rumos, fincada nos princípios da Liberdade, da Igualdade e da Fraternidade.

ANTÔNIO DE BRITO DANTAS
Grão-Mestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário