Clique aqui

20 agosto 2009

Solenidade na Academia de Letras marca o Dia do Maçom no Rio Grande do Norte

As três Potências Maçônicas do Rio Grande do Norte fazem sessão conjunta hoje, 20 de agosto, pelo transcurso do Dia do Maçom.A Sessão Solene Conjunta será realizada nas dependências da Academia Norte-rio-grandense de Letras, localizada à Rua Mipibú, 443, Petrópolis.


Os trabalhos serão conduzidos pelos Grãos-Mestres Antonio de Brito Dantas, do Grande Oriente Independente do Estado do Rio Grande do Norte (GOIERN), Luiz Gonzaga de Oliveira, do Grande Oriente do Brasil (GOB-RN) e Luiz Carlos Rocha da Silva, da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Norte (GLERN).


A solenidade única é resultado do Tratado de Amizade, coordenado pelo Grão-Mestre de Honra do Grande Oriente do Brasil/RN, Ir:. Fernando Sérgio Benevenuto, assinado há nove anos pelas três Potências Maçônicas potiguares. Nele, foi organizado o Grande Contingente de Maçons ligados às Potências Maçônicas na recíproca amizade, fraternal convivência e estreita colaboração.


As comemorações pela passagem do Dia do Maçom continuam até domingo, data da 8ª Caminhada Ecológica Maçônica no Parque das Dunas, seguida de um café da manhã organizado pelas Samaritanas.


A origem do Dia do Maçom - O príncipe D. Pedro I foi admitido nos quadros maçônicos no dia 13 do quinto mês maçônico (13 de julho de 1822), recebendo, além dos ensinamentos, grande influência dos maçons José Bonifácio de Andrade e Silva e Gonçalves Ledo.


No dia 20 de agosto de 1822, numa sessão extraordinária de união de três Lojas (Comércio e Artes, União e Tranquilidade, Esperança de Niterói), o Grande Vigilante Joaquim Gonçalves Ledo proferiu um discurso no qual expôs veementemente as razões pelas quais deveria ser apressada a independência do Brasil, então sob domínio de Portugal.


Alguns historiadores consideram que esta data deve ser reconhecida como a real data da Independência do Brasil, pois no 7 de setembro apenas ocorreu uma ratificação prática do que já havia sido decidido na sessão do dia 20 de agosto de 1822.


Assim, para homenagear este grande episódio histórico conduzido por Maçons, convencionou-se considerar, no Brasil, o dia 20 de agosto como o Dia do Maçom durante a V Mesa Redonda Maçônica, ocorrida entre 17 a 25 de junho de 1957, em Belém, Pará.


Nenhum comentário:

Postar um comentário