Clique aqui

05 setembro 2017

Ação Paramaçônica

Gilberto Lima da Silva
Caros Grão-Mestres, Grão-Mestres Adjuntos e Pasters:
Temos percebido, a partir de manifestações ouvidas de alguns dos nossos GGMM e/ou seus Adjuntos feitas em nossos encontros da COMAB, que o assunto AÇÃO PARAMAÇÔNICA ainda não é completamente entendido por todos. Já ouvi, por exemplo, Grão-Mestre afirmar o seguinte: “a Ordem DeMolay é da Grande Loja e eles não deixam a gente patrocinar capítulos lá em nosso Estado”. Essa visão é um equívoco completo.
Talvez por isso mesmo - desconhecimento total ou pouco conhecimento a respeito - nem todos dêem a devida importância ao patrocínio de núcleos de ação paramaçônica em seus respectivos Grandes Orientes/Lojas jurisdicionadas.
Precisamos mudar isso, urgentemente, pois as Ações Paramaçônicas são os verdadeiros – os únicos, em alguns casos – braços sociais da nossa Ordem junto à comunidade. Através delas, estabelecemos um olhar mais simpático da sociedade sobre nós, ao tempo em que contribuímos para a formação saudável das futuras gerações.
Pensando nisso, elaboramos algumas informações, que transcrevemos a seguir, com o intuito de ajudá-los a melhor compreender esse assunto. Para aqueles que já dominam o assunto, peço desconsiderar, pois não pretendemos “ensinar padre nosso a vigário”. As informações que se seguem são destinadas àqueles que ainda têm dificuldade de entender o tema.
No início da Maçonaria Especulativa, entre os séculos XVIII e XIX, a nossa Ordem esteve engajada nas grandes transformações políticas do mundo ocidental, lutando pela liberdade e pela democracia, principalmente no Continente Americano.
Mas, no século XX, com o colonialismo erradicado no Novo Mundo, qual bandeira defender? Qual contribuição dar à humanidade? Talvez pensando em investir na transformação da sociedade, com vistas ao terceiro milênio, os Maçons americanos (notadamente EUA), começaram a criar braços sociais para a Maçonaria, os quais chamou de Ação Paramaçônica.
Na figura anexa, apresentamos a estrutura da Maçonaria Americana (incluindo o Brasil) tendo, à esquerda, os degraus do Rito Escocês Antigo e Aceito (o mais praticado no Brasil) e, à direita, o Rito de York (o mais praticado nos EUA e no mundo).
Nesta mesma figura, dentro da janela e sob o arco (sugerindo a proteção dos Maçons) estão as Ordens Paramaçônicas criadas nos EUA e disseminadas pelo resto do mundo, incluindo o Brasil. Algumas delas foram criadas para abrigar o público adulto (Shrine, Filhas do Nilo, Altos Cedros do Nilo, Estrela do Oriente e Grotto) e outras para o juvenil (Filhas de Jó, Garotas do Arco-Iris e DeMolays).
Nem todas as Ordens Paramaçônicas que aparecem na figura são conhecidas aqui no Brasil. Aqui, as mais conhecidas são cinco: Estrela do Oriente e Shrinners (adultas) ou DeMolays, Filhas de Jó e Garotas do Arco-Iris (juvenís).
Feito este preâmbulo, precisamos corrigir algumas interpretações equivocadas que temos observado entre os Irmãos que compõem a COMAB e, até mesmo de outras Potências:
As Ações Paramaçônicas (DeMolay, Filhas de Jó, Meninas do Arco Iris, Estrela do Oriente, Shriners, etc.) não pertencem a nenhuma Potência Maçônica. A única excessão é a APJ – Ação Paramaçônica Juvenil, que pertence ao GOB, que só existe aqui no Brasil. As demais acima citadas são Ordens internacionais, subordinadas diretamente aos seus respectivos Supremos Conselhos que, via de regra, são sediados nos Estados Unidos da América, onde foram criadas;
No Brasil, as Grandes Lojas que constituem a CMSB são patrocinadoras da maioria das Ordens Paramaçônicas acima citadas. Isso, no entanto, não significa que elas sejam proprietárias dessas Ordens que, como dissemos, são subordinadas APENAS aos seus respectivos Supremos.
Portanto, aqui no Brasil, tanto as Grandes Lojas, quanto os Grandes Orientes Estaduais confederados (COMAB) ou os Grandes Orientes Estaduais federados (GOB) podem patrocinar qualquer uma dessas Ordens Paramaçônicas. Para isso, basta que estabeleçam o respectivo acordo de patrocínio e cooperação mútua;
Para ser mais didático e, assim, facilitar a compreensão das informações a respeito das Ações Paramaçônicas, vamos comentar cada uma delas em mensagens diferentes, uma para cada Ordem. Começaremos com as Ordens Paramaçônicas destinadas a adultos praticadas aqui no Brasil (Shrinners e Estrela do Oriente) e, depois, trataremos dos modelos Juvenis.
Até a próxima!
Fraternalmente,

Gilberto Lima da Silva
Presidente da COMAB (Confederação Maçônica do Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário