Clique aqui

07 setembro 2017

O braço social da Maçonaria

Gilberto Lima da Silva

Voltaremos a falar sobre as Ações Paramaçônicas existentes dentro da nossa Ordem e, em especial, sobre aquelas que estão presentes no Brasil. Mas, o Irmão deve estar pensando: por que a COMAB está empenhada em fazer esclarecimentos a respeito de um assunto que, aparentemente, não tem nada a ver com sua estrutura e/ou com a estrutura principal dos Grandes Orientes Confederados, que a manutenção das Lojas Simbólicas?
Em primeiro lugar, porque as Ações Paramaçônicas representam o braço social da nossa Ordem junto à sociedade. Através da atuação das Ordens Paramaçônicas, a sociedade estabece um olhar de simpatia para com a Maçonaria. E, acima disso, nossa Ordem tem, através das Ordens Paramaçônicas Juvenis, uma excelente oportunidade de contribuir para a formação de uma juventude saudável, tão carente nos dias de hoje e que, com certeza, terá papel preponderante no futuro do nosso país. Quanto às Ordens Paramaçônicas para Adultos, estas contribuem para a manutenção daquelas juvenís e, ainda, fazem o verdadeiro papel do Maçom: tornar feliz a humanidade, através de ações sociais profícuas.
Em segundo lugar, porque, ao envolvermos os nossos Grandes Orientes na execução das ações paramaçônicas, estaremos nos aproximando cada vez mais dos nossos Irmãos da América do Norte, berço das Ordens Paramaçônicas. Na última reunião da CMI, por exemplo, ocorrida em Nebraska-EUA, quando os representantes do GOB tentaram impedir que os Grandes Orientes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso obtivessem o acesso à List Of Lodges, além do representante do Real Arco, Ted Harisson, quem também defendeu os interesses da COMAB foram os representantes da Ordem DeMolay que testemunharam o trabalho em conjunto que vem sendo feito pelas Obediências brasileiras, incluindo os Grandes Orientes da COMAB.
Dito isto, passaremos a falar da primeira Ordem Paramaçônica que desejamos apresentar aos Irmãos que ainda não a conhecem: a Ordem Shrine International. 
O que é a Ordem Shriner
Os Shriners International, antigamente conhecido como Ancient Arabic Order of the Nobles of the Mystic Shrine (A.A.O.N.M.S.) ("Antiga Ordem Árabe dos Nobres do Santuário Místico"), popularmente conhecido como Shriners, é uma organização ligada à Maçonaria. É conhecida por manter hospitais para crianças (Shriners Hospitals for Children). Seus membros usam um FEZ (chapeu) vermelho. A Ordem é organizada em Templos (se houver mais de 300 Membros) ou Clubes (para grupos menores) que se jurisdicionam diretamente a um Templo. As reuniões são feitas quatro vezes por ano em forma de um encontro fraterno, acompanhado de banquetes. A única exceção é a reunião de Iniciação, que tem Ritual e é quase toda aberta ao público, com exceção do momento de transmissão dos sinais de reconhecimento.
O que fazem os Shriners
Os Shriners contribuem com uma Per Capita anual de U$D 105,00 (cento e cinco dólares americanos) que, junto com muitas outras receitas (incluindo a Taxa incial de U$D 300), mantém 22 hospitais (quase 23 com o que está sendo montado em Cuiabá-MT) infantis que cuidam de crianças e adolescentes que foram vitimas de queimaduras, sejam portadoras de deformidade ortopédica grave, sofram de fenda palatar ou que tenham nascido com lábios leporinos (lábio superior aberto). Todo o tratamento para qualquer uma dessas quatro especialidades é totalmente gratuito e inclui a internação de um familiar como acompanhante. Não havendo recursos técnicos na comunidade onde resida o paciente, ele é enviado a um dos Centros existentes em outra localidade, com todas as despesas pagas pela Instituição Shriner. Hoje são gastos mais de hum milhão de dólares diários com a manutenção destes hospitais e com os Centros de Pesquisas que detém os mais renomados cientistas da área.
Quem pode participar
A Ordem Shriner é exclusiva para adultos, do sexo masculino, que já sejam Mestres Maçons e que sejam integrantes de Potências Reconhecidas pelas Grandes Lojas Americanas ou que possuam compartilhamento de território com uma Potência Maçônica por eles Reconhecida. Então na COMAB, em tese, somente os Irmãos pertencentes ao GORGS, GOSC, GOP e GOEMT poderiam ser Iniciados na Ordem dos Shrinners. Entretanto, se um Grande Oriente confederado obtiver da Grande Loja do seu Estado uma “Carta de Não Objeção”, poderá Iniciar seus Membros. Foi assim que o GOBA conseguiu Iniciar 40 dos seus Mestres Maçons e, com isso, fundar o Bahia Shrine Club.
Onde obter mais informações a respeito
Existem dois Templos Shriner no Brasil: o Hikmat (em MT, que foi o primeiro a chegar ao Brasil) e o Almas (em SP). Ligados a esses dois Templos, já existem diversos Clubes pelo Brasil afora que já se formaram ou estão em formação. Veja, no vídeo do link abaixo, do Templo Hikmat, mais esclarecimentos a respeito do assunto:
https://1drv.ms/v/s!AiERXspaGcDz_ESGno4mK7rq7Zlt
O Irmão que desejar mais informações a respeito do tema, poderá fazer contato com esta Presidência.
Em breve voltaremos a tratar de outras Ordens Paramaçônicas. 
Até lá!
Presidente da COMAB - Confederação Maçônica do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário