Clique aqui

16 novembro 2010

Hoje na História – 16 de novembro



16/11/1922 - Nasce José Saramago (foto) em Azinhaga, conselho de Golegã, Portugal, embora o registo oficial mencione o seu nascimento no dia 18 de novembro. Único autor de língua portuguesa a ganhar o Prêmio Nobel, Saramago publicou, entre outros livros, Manual de Pintura e Caligrafia, Levantado do Chão, Memorial do Convento, O Ano da Morte de Ricardo Reis, A Jangada de Pedra", História do Cerco de Lisboa, O Evangelho Segundo Jesus Cristo, Ensaio sobre a Cegueira, Terra do Pecados, Todos os Nomes e Caim.

16/11/1995 - Criado o Dia Internacional da Tolerância pela UNESCO. Os Estados Membros são instados a ressaltar a cada ano o 16 de novembro como o Dia Internacional da Tolerância, mediante a organização de manifestações e de programas especiais destinados a pregar a mensagem da tolerância entre os cidadãos, em cooperação com os estabelecimentos educacionais, as organizações intergovernamentais e não-governamentais e os meios de comunicação.

16/11/1532 – Registrado o Massacre de Cajamarca (eufemisticamente danominado pelos espanhóis como Batalha de Cajamarca). Foi uma emboscada armada pelos espanhóis, liderados por Francisco Pizarro, para capturar o imperador Atahualpa e dominar o Império Inca. A estratégia de Pizzarro para capturar Atahualpa foi convidá-lo para um evento de confraternização na praça de Cajamarca. 

16/11/1889 - Revistos em manchetes, acontecimentos como a Proclamação da República, noticiada pelo Jornal do Brasil com grande alegria em 16 de novembro de 1889, chegam a apresentar certo frescor, como as impressões dos jornalistas da época sobre os fatos que hoje já são história nos livros. 'Viva a República', era o título, impresso sozinho, na página em branco.

16/11/1945 - Criada a UNESCO, fato considerado um marco importante na história da educação mundial. Órgão das Nações Unidas, a UNESCO desenvolve programas educativos a partir de sua sede em Paris, e uma de suas principais criações foi a Declaração dos Direitos do Homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário