Clique aqui

05 novembro 2010

Igreja Católica x Maçonaria: uma discussão intrigante

Arquivos Secretos do Vaticano e a Franco-Maçonaria – A história de uma condenação Pontifícia é reeditada pela Madras Editora

Em sua 5ª edição, a Madras Editora lança a obra Arquivos Secretos do Vaticano e a Franco-Maçonaria, do professor José A. Ferrer Benimeli, que estuda as difíceis relações entre a Igreja Católica e a Franco-Maçonaria europeia e latino-americana no século XVIII, principalmente as motivações políticas das primeiras condenações pontifícias.
Com base em uma tese de doutorado resumida em oito volumes e defendida em 1972, na Universidade de Saragoça (Espanha), esse estudo histórico revela-nos a Franco-Maçonaria das Luzes, retratada fielmente a partir do século XIX. Também apresenta referências aos trabalhos de Éric Saunier, Johel Coutura, F. Masgnaud, Daniel Ligou, Jean-Paul Lefevbre-Filleau, etc.
Várias edições dessa obra já foram publicadas nas mais diversas línguas, especialmente em Caracas, Madri e Paris. Além dos documentos que se encontram nos arquivos secretos do Vaticano e da Inquisição, as principais fontes deste livro vêm dos arquivos maçônicos nacionais e de vários países europeus, entre os quais Alemanha, Áustria, Itália, Holanda, Bélgica, Suíça, Inglaterra e França, particularmente nos de Madri (Espanha), Lisboa (Portugal) e México,
Com seu modo de vida simples, suas visões grandiosas, sua fidelidade à monarquia e suas vinculações religiosas na Europa católica e protestante da época, sem falar de sua composição social específica, mais próxima da nobreza que da burguesia, a Franco-Maçonaria do século XVIII tem poucos traços comuns com a nova Maçonaria continental do século seguinte. Os ideais de liberdade dos indivíduos, propagados por Napoleão Bonaparte após a Revolução Francesa, começam a adquirir uma visão anticlerical, situação não existente no século XVIII que suscitou muitas tentativas de explicação quase sempre tendenciosas e pouco convincentes.
O livro Arquivos Secretos do Vaticano e a Franco-Maçonaria abrange a situação da Franco-Maçonaria Europeia antes e durante a Revolução Francesa, e de que maneira suas teses abusivamente simplificadas sustentam a excessiva desconfiança e oposição do Catolicismo em relação a uma sociedade fraternal, cujos integrantes, na maior parte, jamais pensaram em conspirar para a ruína do trono e do altar.  Uma obra ricamente descrita em 832 páginas, com a história da origem, a Loja, os casos e acusações e toda contextualização histórica necessária para o entendimento e compreensão sobre o assunto.
Sobre o autor - José Antonio Ferrer Benimeli é professor titular de História Contemporânea na Universidade de Saragoça, Espanha e dedica-se a estudar a Maçonaria na Espanha há mais de 40 anos. Ele considera que “a época da Maçonaria em solo espanhol é um período praticamente desconhecido para a grande maioria, ou mesmo mal conhecido”. Sua intenção é “romper muitos dos tópicos existentes em torno desse tema”, especificamente “a famosa conspiração judaico-maçônica comunista, tida como causadora de todos os males da Espanha”. Ferrer já publicou mais de 40 livros e 450 monografias.
O livro pode ser adquirido diretamente no site da Madras Editora (www.madras.com.br), ao preço de R$ 84,90. A Madras Editora é a maior editora holística, maçônica e de filosofia pop do Brasil, e aatua nas mais diversas áreas. Seu acervo contempla obras com temas variados como Holismo, Esoterismo, Ocultismo, Thelema, Religião, Filosofia, Biografia, Maçonaria, Pedagogia, Alimentação, Umbanda, História, Wicca, Mitologia, Magia, Música, Psicologia, Hermetismo, Negócios, Jurídico, Psicologia, Nutrição, Infanto-juvenil, entre outros.

SERVIÇO
Livro: Arquivos Secretos do Vaticano e a Franco-Maçonaria
Quanto: R$ 84,90
ISBN: 978-85-370-0288-9
Páginas: 832

Nenhum comentário:

Postar um comentário