Clique aqui

29 novembro 2010

INSTRUÇÃO

Telhar ou trolhar?
Ir.: José Dias de Oliveira


TELHAR é examinar alguém nos sinais, toques e palavras para verificar a sua qualidade maçônica, ou seja, o seu grau, ou se os trabalhos forem superiores aos que possui. É uma cobertura, e como as telhas servem para cobrir os edifícios, o ato de telhar serve para cobrir o Templo a profanos, ou aqueles Irmãos que não possuem graus para participar dos trabalhos da Loja.


O termo TELHAR é confundido com TROLHAR, que para este caso é totalmente errado. Quando o Cobridor ou Telhador examina alguém nos sinais, toques e palavras, ele estará se cobrindo e cobrindo os trabalhos contra eventuais fraudes. Telhador é um título bastante utilizado em Obediências européias para representar o oficial responsável pela cobertura do Templo, cobrir o Templo a perjuros, ou a maçons que não possuem grau suficiente para assistir aos trabalhos, ou ainda, aos que devem se retirar do Templo.



Como em Maçonaria tudo tem relação com a arte de construir, a cobertura só pode ser feita com telhas, daí derivando o termo telhar. Assim, esse oficial nos países de língua inglesa é o Tiler (de tile = telha); nos países de idioma francês é o Tuilleur (de tuille = telha); na Itália é o Tegolatore (de tégola = telha), e assim por diante.



A trolha - que não deve ser confundida com a colher de pedreiro - é uma espécie de pá retangular, na qual fica a argamassa, que o pedreiro vai retirando com a colher e aplicando. Depois da aplicação do material, ele usa a trolha, para alisar a massa aplicada, aparando as arestas, as asperezas e as rugosidades. Desse peculiar uso da trolha é que surge como termo maçônico o verbo TROLHAR, que significa apaziguar as divergências entre maçons, passando a trolha e eliminando as arestas, as asperezas, que representam, simbolicamente, aquelas divergências e atritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário